sexta-feira, 15 de julho de 2016

Gastronomia

Alagoas não é maravilhosa apenas por um delicioso banho de mar, mas também pelas maravilhas da culinária alagoana.
Foto Divulgação
A culinária alagoana é bastante saborosa e diversificada, seus pratos são feitos com diversos ingredientes e os mais nobres frutos do mar. Alagoas possui uma gastronomia muito similar à culinária nordestina, porém existem alguns pratos e tipos de receitas que fazem parte da culinária local. 
Os coqueirais de Alagoas é um ornamentando litoral que proporcionando a todos sombra e água fresca. A Água de Coco gelada é uma delícia. Para realçar o sabor de nossos pratos à base de frutos do mar, se extrai o leite do coco e também é feito doces e cocadas, sobremesas deliciosas da culinária alagoana. Nossa culinária é muito mais variada em função da riqueza das diversas lagoas costeiras.Contamos com peixes das águas mornas, como sirigado, cavala, cioba, arabaiana, pitus e camarões de água doce, tainha, camurins, carapebas, o camarão barba roxa, camarão de cueca, guaiamuns, Agulha frita, caranguejo uçá e suas deliciosas patinhas servidas como tira-gosto. polvo, Siri do Pilar, Siri Capado, Casquinha de Siri de Coral, lagosta e ostra. Maçunim e taioba, deliciosos moluscos, apanhados com facilidade nas areias. Sururu, o prato mais Alagoano. Sururu de Capote, a sua forma mais tradicional de preparo, servido na casca. Há ainda o Sururu ensopado e a Fritada de Sururu. Maceió dispõe de restaurantes de bandeiras internacionais: Chinês, Japonês, Português, Mexicano, Peruano, Francês e Italiano. A Tapioca, famosa culinária maceioense, é preparada com a goma da mandioca, coco ralado e queijo. Em Maceió, é muito fácil encontrar barracas de comercialização.
As comidas de origem indígena e africana, como cuscuz de milho, inhame, macaxeira com carne de sol, batata doce, arroz doce, massa puba, munguzá, canjica, pamonha e beiju, costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite. Pé-de-moleque, brasileiras, bolos de milho, goma, cocada e suspiro podem ser comprados nas barracas na beira da estrada. Maceió possui uma grande variedade de frutas tropicais, jaca, caju, manga, pitanga, pinha, sapoti, banana, graviola, abacaxi, mangaba, cajá e acerola, algumas são comercializadas nas feiras livres e nas estradas de acesso a cidade, e outras são transformadas em suco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores