Praia do Carro Quebrado

14:05

Situada no município de Barra de Santo Antônio (litoral norte de Alagoas), a famosa Praia do Carro Quebrado possui um cenário exótico, encravado em vastos coqueirais e esculturais falésias. Não é atoa que a praia está entre as seis praias mais desertas e bonitas do Brasil.
Foto Wesley Menegari
Se você quer um pouco de tranqüilidade durante o passeio para Alagoas, vale o esforço de se deslocar de Maceió até a Barra do Santo Antônio, que fica 37 km ao norte da capital.
Foto Turismo Alagoas
Um lugar praticamente intocado pela mão do homem e que vale muito a pena conhecer. Aqui não há ambulantes, nem qualquer infra-estrutura turística e você pode, melhor, deve, trazer seu próprio isopor com bebidas e um lanche.
Foto Turismo Alagoas / Wesley Menegari
Quem quiser conhecer a famosa praia vai ter que percorrer seis quilômetros de estrada a partir da Ilha da Croa, na Barra de Santo Antônio. Normalmente esse trajeto é orientado por guias. É uma ajuda necessária considerando que não há nenhuma sinalização na entrada para a praia. Assim que chegar à região, você será abordado por diversos deles (adultos e crianças) que se oferecem para acompanhar o turista até a praia. O preço médio cobrado é de R$ 30 por carro. A estrada até Carro Quebrado é toda de barro e com muitos buracos.

Antigamente o acesso a barra era possível apenas de balsa, mas hoje há uma ponte que atravessa o rio Santo Antônio, agilizando bastante o percusso.
Ponte que liga Barra de Santo Antônio com a Ilha da Croa. (Foto Divuglação)
No local, é possível fazer passeio de buggy e curtir o visual das impressionantes falésias coloridas. Quem gosta de andar pode esticar até a praia da Gamela e a ponta da praia do Morro.
Foto Zago
Você também pode fazer o passeio de lancha saindo do restaurante Estrela Azul (Custa em torno de R$60,00) ou o Mar & Companhia (Localizado em Paripueira). O passeio de lancha é veloz, mas tem paradas para os visitantes apreciarem a nitidez das águas, cor do mar e os corais preservados. O passeio de lancha até a praia de Carro Quebrado dura entre 20 minutos e meia hora, para ir e retornar. O tempo de permanência na praia é de 45 minutos.
Foto Sedetur / Eduardo Vaz
O mar é tranquilo, azul e com algumas ondas, suas águas são mornas. O grande diferencial da praia são seus Paredões de argila e arenito formados há mais de 100 anos, com sedimentos coloridos que ficam ainda mais evidentes no contato com a água. Dão também um ar rústico ao lugar e garantem uma boa sombra na praia dependendo do horário.
Vista do alto das falésias (Foto Zago)
A origem do nome Carro Quebrado tem algumas versões. Uns dizem que um casal foi namorar na praia à noite e não conseguiu voltar porque o carro quebrou. Outros acreditam que um carro teria atolado na estrada de acesso, sendo completamente corroído pela maré alta.
Foto Zago
Como chegar?
Saindo de Maceió, siga pela AL-101, sentido norte. A estrada é tranquila e até bem sinalizada. Depois de 30 e tantos quilômetros você verá uma placa, à direita, para entrar na cidade de Barra de Santo Antônio. E, em seguida, aparacerão placas explicativas. Atravesse a ponte sobre o rio Santo Antônio até a Ilha da Crôa. Para Carro Quebrado, siga a estrada de terra na Ilha da Crôa.

Contatos
Restaurante Estrela Azul - (82) 3293.2031
Restaurante Mar & Companhia - (82) 3291-1599

Você pode gostar também

0 comentários. Clique aqui para comentar também!

Postagens Recentes

Quando viajar a Maceió

Quando viajar para Maceió?

O período mais aconselhável para aproveitar as maravilhas de Maceió é de janeiro a março e de agosto a dezembro, quando as águas são mais c...