terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cachoeira do Anel - Fazenda Baixa Funda

Localizada no município de Viçosa, na Zona da Mata de Alagoas, a Cachoeira do Anel foi escolhida como uma das mais belas do Brasil pelo site de São Paulo, Catraca Livre, na lista que traz as cachoeiras que devem ser visitadas no Brasil.
Foto Alexandre Rosendo
Formada pelo Rio Caçamba, situada no povoado do Anel, na Fazenda Cachoeira Grande, a cachoeira fica a 14 km da zona urbana da cidade.

Não é possível partir da cidade até o povoado caminhando, você deve utilizar transportes com destino a Paulo Jacinto, que saem de hora em hora de Viçosa. Várias excursões que realizam trilhas ecológicas de turismo são realizadas para a Cachoeira do Anel, que está a 1 hora e 30 minutos da capital alagoana, Maceió.
Foto Andre Palmeira
O lugar não conta com nenhuma infra-estrutura para turismo e fica localizado em área particular.
Foto Andre Palmeira
É necessário fazer uma boa caminhada até chegar a cachoeira, o caminho é uma descida íngreme de barro escorregadio e pedras dentro da mata atlântica. Com alguns obstáculos como insetos, matos, pedras, trechos escorregadios, etc. Nada cansativo para os amantes da natureza! No caminho você também será recompensado com uma paisagem fantástica repleta de espécies nativas da mata atlântica e flores tropicais exuberantes. Apesar da trilha ser é curta, é preciso ter fôlego e preparo físico! (principalmente na volta, subindo).
Foto Andre Palmeira
Quando se chega à cachoeira, você se depara com um visual incrível, repleto de lindas pedras em seu entorno, plantas, peixinhos, flores, tudo enriquecedor visualmente. O banho é uma delícia e é muito fácil chegar embaixo da queda! Pise sempre nas partes claras das pedras, mas ande com cuidado pra não escorregar.
Foto André Palmeira
Muitos moradores da região não sabem que esse paraíso fica próximo do centro de viçosa. Não faça parte desse grupo e conheça a cacheira do Anel.

Como chegar?
Pra quem pretende ir por conta própria só é possível chegar de carro. Siga a estrada para Paulo Jacinto desde Viçosa. Logo depois da entrada pra Chã Preta avista-se o povoado do Anel, vire a direita na estrada de terra ao lado do ponto de ônibus e siga até o final sem desviar.

Para ir ao local e ter acesso às belezas naturais, o interessado precisa agendar a visita, previamente, com o dono da propriedade, por meio do telefone 9901-3054.

O município de Viçosa fica no vale do Paraíba, Zona da Mata alagoana, região serrana dos quilombos, distante 86 km de Maceió. Acesso pela rodovia AL-210.

6 comentários:

  1. Olá, saberia me informar empresas de maceió que fazem esse tipo de passeio?

    ResponderExcluir
  2. qual o custo para chegar ate a cachoeira ?

    ResponderExcluir
  3. É necessário pagar alguma taxa pra acampar por lá?

    ResponderExcluir
  4. super recomendo... Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

82 9 8172-9739 (WhatsApp)

E-mail: maceioalagoasoficial@hotmail.com

Recente Post

recentposts

Seguidores