sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Parque Municipal de Maceió

Maceió tem mil e uma belezas naturais, e sem sombra de dúvidas uma delas é o nosso Parque Municipal de Maceió, uma pedida para os turistas que visitam a capital do Estado de Alagoas, um local onde o equilíbrio da natureza se une ao equilíbrio do corpo e alma. É também uma ótima oportunidade também para quem reside na cidade, afinal, poucos maceioenses conhecem a existência do Parque, localizado na Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro, a unidade de conservação fica aberta ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Com exceção da segunda-feira, que é dedicada à limpeza.
Trilha (Foto: Marco Antônio/SECOM)
O parque é uma área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica, conscientizando que o cuidado e a preservação ambiental é um dever de todos!
Totem do Parque (Foto Gustavo Corado/Ascom Sempma)
O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978 tem cerca de 82, 4 hectares de área. No local, a fauna faz valer a diversidade biológica, e o visitante poderá ter o prazer de avistar Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Raposas, Preguiças, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Tamanduás Mirim, uma variedade de cobras, além de outros animais.
Bicho Preguiça (Foto Marco Antônio/Secom Maceió)
Um dos destaques da biodiversidade do parque são as 120 espécies de aves, incluindo algumas raridades, como o belíssimo udu-de-coroa-azul-do-nordeste (Momotus momota marcgraviana) , que só ocorre em Alagoas e Pernambuco, e o endêmico gavião-de-pescoço-branco, um dos mais raros do mundo, que está na lista de espécies criticamente ameaçadas da Birdlife International. A população atual da ave é estimada em apenas 50 exemplares.
Pintor-sete-cores, que espalha sementes pelo topo das florestas. (Foto Sergio Leal)
A União entre natureza e atividades físicas é muito bem-vinda aqui no parque.
Slackline Maceió, Guilherme Netter., no Parque Municipal (Foto Marco Antônio/Secom Maceió)
O local conta com cinco trilhas curtas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. Na trilha das nascentes, é possível observar e beber a água do próprio solo.
Nascente (Foto Marco Antônio/SECOM)
O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas, então pode ficar tranquilo, o local é seguro! Ao entrar na Unidade de Conservação Animal, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, recebe pulseira identificadora, além de ser acompanhado por guardas quando solicitados.
Foto: Marco Antônio/SECOM
Contato
Para visitas monitoradas ou em grupo é necessário um agendamento prévio pelo e-mail agendaparquemunicipal@gmail.com ou telefone 82 3358-6232.

Um comentário:

  1. O Parque Municipal de Maceió fica oficialmente no bairro Petrópolis. lei municipal 4952 em 06 de janeiro de 2000. Veja aqui http://www.bairrosdemaceio.net/bairros/petropolis

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores