Mirantes de Alagoas

15:44

Conhecido por suas lindas praias, Alagoas também encanta por seus fantásticos mirantes que proporcionam aos turistas e aos alagoanos vistas incríveis.

E quando falamos em mirantes, logo nos vêm na cabeça paisagens deslumbrantes, mas em seguida lembramos das subidas e caminhadas pelas trilhas íngremes que nos separam destes belos visuais (cansa só de imaginar!). Nem sempre é assim! Nosso estado possui vários mirantes de acesso muito fácil. Sendo assim, separei para você essa lista com alguns mirantes.

Mirante de São Gonçalo (Maceió)
Localizado na Praça ao lado da Igrejinha de São Gonçalo, já no final da ladeira da Catedral (rua Osvaldo Sarmento), é um dos mais frequentados mirantes da cidade, com vista privilegiada para a cidade e área portuária de Maceió.

Mirante Dom Ranulpho (Maceió) Localizado também à direita da ladeira da Catedral (Rua Osvaldo Sarmento), fica num nível um pouco mais abaixo que o Mirante de São Gonçalo, a apenas poucos metros de distância, na mesma rua.

Mirante Santa Terezinha (Maceió)
Situado em frente à Igreja de Santa Terezinha, no Farol, o mirante permite uma visão ampla da Lagoa Mundaú e do centro histórico (incluindo prédios históricos como Palácio do Governo e as torres sineiras de igrejas do Centro, como a dos Martírios.

Mirante Ambrósio de Lira (Maceió)
Implantado entre as ladeiras do Brito e dos Martírios, na parte mais sossegada do bairro do Farol, o mirante permite ver, à esquerda, as Praias da Avenida e do Pontal da Barra e, à direita, a Lagoa Mundaú, além de uma vista frontal para diversos bairros da região central, mostrando um belíssimo cartão postal da capital.

Mirante do Cortiço (Maceió)
Por ser muito próximo dos mirantes Ambrósio Lyra e Santa Terezinha, quase não há diferença de paisagens entre eles. Além disso, o Mirante do Cortiço é bem pequeno e tem boa parte da vista obstruída pela vegetação e por muitos prédios no entorno.

Mirante Senador Rui Palmeira ou da Chã de Bebedouro (Maceió)
Localizado na Avenida Osvaldo Cruz, estrada de Santa Amélia, no bairro de Chã de Bebedouro, o Mirante permite observar a linda Lagoa Mundaú em sua quase totalidade – podendo ser visto do outro lado, o município de Coqueiro Seco surgindo na paisagem, entre as casas e a igreja matriz.

Mirante da Sereia (Maceió)
Localizada na Praia de Riacho Doce, que abriga a famosa Estátua da Sereia, norte da capital, do mirante é possível avista o mar de Pratagy com sua piscina natural rodeada de arrecifes.

Mirante Floriano Peixoto ou de Ipioca (Maceió)
Localizado no alto do bairro de Ipioca, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Ó, o Mirante Floriano Peixoto é um dos mais visitados da capital e um ponto privilegiado para ver a bela costa da região cercada de coqueiros e a cor azul piscina da praia. Recentemente recebeu um dos tótens “Eu amo Maceió”. Mirante do Gunga (Roteiro)
A vista privilegiada do alto da torre particular permite conferir o panorama de toda a Lagoa do Roteiro, da vila de Barra de São Miguel, do mar verde-água com recifes e de um coqueiral sem fim. Fica a poucos metros da entrada para a Praia do Gunga (para quem vem do centro de Barra de São Miguel). Obs.: Para acesso ao alto da torre é cobrado um valor simbólico para manutenção. Mirante Secular (Piranhas)
Localizado na cidade histórica de Piranhas, permite uma vista única do Rio São Francisco. Mirante da Rocheira (Penedo) A Rocheira é um dos lugares em Penedo dos quais se tem a melhor vista do Rio São Francisco, especialmente no por do sol.
Mirantes Parque do Quilombo dos Palmares (União dos Palmares)
No primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País, destacam-se os mirantes, de onde se avistam paisagens magníficas da Serra da Barriga. São as atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo.
Mirante da Serra do Goiti (Palmeira dos Índios)
O Mirante é um dos principais cartões postais do município de Palmeira dos Índios e atrai inúmeros turistas que ficam fascinados com a visão proporcionada do alto da serra.
Planetário (Arapiraca)
Além de uma ótima vista para o Lago da Perucaba no mirante, esse planetário é o maior em tecnologia digital no Brasil, além do observatório ainda conta com um cineteatro.
Mirante do Cristo (Pão de Açucar)
Do alto do Cristo, pode-se ver toda a cidade , as diversas praias e o Rio São Francisco.
Mirante do Calvário (Água Branca)
Local de peregrinação durante a semana santa. O horizonte é infinito.
Mirante do Farol (Porto de Pedras)
Acessível apenas à pé, no alto da ladeira íngreme, o mirante tem uma das mais belas vistas do Estado de Alagoas.
Mirante Aruanã (Japaratinga)
Apesar de estar dentro de uma propriedade particular (Pousada Aruanã), o mirante tem entrada gratuita e está aberta a todos os visitantes e clientes do local.
Mirante Monte Tabor (Japaratinga)
Também dentro de uma propriedade particular (Pousada Paraíso dos Coqueirais), a exemplo das demais, a entrada é gratuita.

Vista da Pousada do Alto (Japaratinga)

Mirante do Cruzeiro (Maragogi)
O Mirante do Cruzeiro ou do Alto da Boa Vista é um morro de onde você pode parar para observar a cidade. O lugar tem uma visão panorâmica muito bonita para o mar com seus vários tons de azul e verde e, para quem gosta de tirar fotos ou quer ver as praias por um ângulo diferente, é uma boa alternativa.

Você pode gostar também

1 comentários. Clique aqui para comentar também!

Postagens Recentes

Roteiros

Quando viajar para Maceió?

O período mais aconselhável para aproveitar as maravilhas de Maceió é de janeiro a março e de agosto a dezembro, quando as águas são mais c...