sábado, 10 de março de 2018

Roteiro de 8 Dias em Alagoas

Apesar de ser uma tarefa chata, uma das dúvidas mais comuns entre os que irão cair na estrada pela primeira vez é como fazer um roteiro de viagem. Planejar uma viagem que cubra todo o litoral de um Estado pode ser complicado, mas no caso de Alagoas, o litoral é menor e a tarefa não se torna tão difícil. Para muitos, nosso estado tem o litoral mais belo do país. São mais de 200 quilômetros de praias com águas mornas e calmas.
Muitos me pedem ajuda sobre como montar o seu roteiro. Mesmo isso não sendo tão complexo, essa é uma das perguntas mais difíceis de responder. O que torna essa questão tão complicada de ser respondida é o fato dela ser extremamente pessoal. Cada pessoa tem um estilo próprio de viagem, gosta de lugares diferentes e também possuem orçamentos distintos.

Mesmo assim, preparei um roteiro de 8 dias para você curtir os melhores destinos e atrações turísticas de todo o estado. (Caso você passe menos dias, de uma reajustada de acordo com seus gostos pessoais, e caso passe mais dias, pesquisa em nosso blog outros destinos que te agrada!)


Dia 01 - Conhecendo a capital Maceió
Antes de se aventurar pelo litoral alagoano, reserve o primeiro dia para conferir o que Maceió tem de melhor. O primeiro passo é consultar a tábua das marés para definir a ordem dos passeios, pois chega a ser uma heresia ir à capital alagoana e não cumprir o trajeto de jangada que leva às piscinas naturais da Pajuçara – uma das praias mais bonitas da orla urbana, com mar calmo e excelente infraestrutura de quiosques e restaurantes. De volta à praia, aproveite o resto da manhã para conferir as peças de artesanato, roupas e a típica renda filé, que dá origem a caminhos de mesa, saídas de banho e até vestidos na feirinha de artesanato que fica logo ali, na própria Pajuçara.
Piscinas Naturais de Pajuçara
Depois, compre uma água de coco ou uma tapioca nas tendas do lado de fora e caminhe pelo calçadão à beira-mar até a vizinha Ponta Verde, outra praia digna de cartão-postal, com águas claras e tão calmas que chegam a contrastar com o agito e a sofisticação das barracas Kanoa e Lopana.

Dá vontade de passar o resto da tarde ali, só para conferir as baladas ao pôr do sol. Mas se você prefere mergulhar na cultura alagoana a simplesmente brindar a boa-vida à beira-mar, dedique o resto da tarde para conhecer a a história e cultural do estado, conhecendo atrações como os prédios mais antigos de Maceió, além de centros culturais importantes para a história da cidade e do Estado. Passe pela Catedral Metropolitana, Igreja de Bom Jesus dos Martírios, Museu Pierre Chalita, Museu da Arte Sacra, Museu Théo Brandão e o bairro histórico de Jaraguá com diversas construções históricas.
Centro Histórico de Jaraguá
À noite, vá para o complexo Stella Maris, em Jatiúca, que concentra os melhores bares, restaurantes e baladas de Maceió.

Dia 02 - Ipioca e Paripueira
O ideal é passar um dia em Ipioca e outro em Paripueira, mas, como temos poucos dias, o jeito é escolher uma delas ou tentar visitar as duas em uma só tacada, já que ficam a apenas 10 km de distância uma da outra.
Praia de Ipioca. Foto: Hibiscus
Embora pertença a Maceió, a Praia de Ipioca é tão preservada e distante da orla urbana que parece isolada do mundo. A aconchegante estrutura da barraca Hibiscus se encarrega de dar o toque diferencial. Com acesso pelo residencial Angra de Ipioca, o empreendimento tem redes, tendas na areia, um belo gramado, espaço exclusivo para quem pede Chandon e pufes por toda parte. Para completar a vida boa, há drinques sofisticados e pratos tão fartos quanto saborosos.
Piscinas naturais de Paripueira
Paripueira, por sua vez, integra a região com maior quantidade de piscinas naturais do Brasil. Nos períodos de maré baixa, dá para mergulhar nelas com snorkel, rodeado de peixinhos coloridos. Assim como em Ipioca, há um restaurante com cardápio regional e excelente infraestrutura, incluindo duchas e shows folclóricos após o almoço.

À noite é livre, para fazer o que você achar melhor.

Dia 03 - Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.
Acorde bem cedo para aproveitar ao máximo este dia, que será tão longo quanto farto em fotos de cartão-postal. Aproveite passando pela Barra de Santo Antônio e conhecendo a Praia de Carro Quebrado.
Praia do Carro Quebrado
Seguindo a rota para Milagres, muito bem preservada, a região é farta em pousadas de luxo. Em quase todas elas é possível fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais que se formam a um quilômetro da costa, quando a maré recua, com direito a mergulho em arrecifes sem a pressa de Maceió ou o tumulto de Maragogi.
São Miguel dos Milagres
Bugueiros oferecem tours de duas horas pela região, com paradas no mirante, na fonte de São Miguel e nas formosas praias de Lages e do Patacho.

Outra opção para os apaixonados por biologia marinha é a cidadezinha de Porto de Pedras. Além de construções centenárias, o local abriga, na Praia de Tatuamunha, a Associação Peixe-Boi, que protege o dócil mamífero ameaçado de extinção e fica aberto durante o ano todo.
Santuário Ecologico Peixe-Boi
À noite é livre, para fazer o que você achar melhor.

Dia 04 e 05 - Maragogi e Japaratinga
Atravessando a balsa de Porto de Pedras chega em Japaratinga, município que faz fronteira com Maragogi. Aproveite para tirar muitas fotos durante o percurso, muitas paisagens maravilhosas são vistas nesse trecho.

A praia de Japaratinga como dita é a mais próxima da vila, a praia de águas mornas e mansas possuí boa estrutura de bares e restaurantes. O município possui 15 km de litoral contendo praias para todos os gostos, como a Praia de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a Praia do Boqueirão.
Japaratinga
Seguindo para Maragogi, seu mar parece ser de mentira, diversos tons de azul compõem essa parte do litoral, a atração principal do destino são as piscinas naturais que aparecem durante as marés baixas. Como os passeios costumam ser bem rápidos (em média 1:30) separe o primeiro dia para conhecer o litoral do município, mas não se esquença de consultar a tabela de marés.
Galés de Maragogi
São 10 praias ao todo: a praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, a Praia de Antunes, que surpreende os visitantes com um cenário totalmente caribenho.
À noite é livre, para fazer o que você achar melhor.

Dia 06 - Litoral Sul (Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro)
Depois de um reforçado café da manhã é hora de partir para Marechal Deodoro, um pequeno município a apenas 30 km de Maceió, por lá o destino é a badalada Praia do Francês. A praia é bem movimentada.
Praia do Francês
O município de Barra de São Miguel está a apenas 10 km de distância. A Praia do Niquím, que está localizada na pequena orla de Barra de São Miguel é um parada estratégica para quem pretende conhecer a Praia do Gunga, já que o local oferece passeios de barcos até a atração, que fica no município de Roteiro.
Barra de São Miguel
Quem não gosta de barcos também pode seguir mais 15 km pela rodovia para acessar uma estrada que leva diretamente à praia, mas as condições da via não são das melhores. Em compensação, o cenário deslumbra até os mais exigentes.
Mirante do Gunga
Logo na entrada é possível avistar um mirante de toda a região, o custo para subir no local é de apenas R$2,00 para manutenção. Ao entrar, basta se identificar e respeitar os pedidos de preservação do local.

Diversas atividades e passeios são oferecidos logo na entrada da praia, entre eles o visitante pode escolher por sobrevoar a região em um bote inflável, brincar de banana boat, flyboard ou pilotar um quadriciclo e conhecer as famosas falésias do Gunga (passeio obrigatório para fazer quando estiver por lá). As barracas e restaurantes começam a fechar apenas por volta das 17hrs, então você tem o dia todo para aproveitar.

À noite é livre, para fazer o que você achar melhor.

Dia 07 - Pelas águas do Velho Chico
Reserve um dia para conhecer um dos mais belos cartões-postais de Alagoas: a foz do Rio São Francisco, que marca a divisa com o Sergipe.
Como o percurso é longo (leva-se, no mínimo, uma hora e meia para percorrer de carro os 142 km que separam Maceió de Piaçabuçu, sem falar no tempo do trajeto de barco até a foz), deve-se reservar o dia inteiro para este passeio.

Primeira parada: Pontal do Peba, uma isolada colônia de pescadores, cercada por 35 km de praias desertas ao norte e a 22 km da foz do Velho Chico ao sul. Refúgio de tartarugas marinhas e aves migratórias, o local guarda dunas de areia branca – que terminam com a deslumbrante vista de uma plantação de coqueiros.
Pontal do Peba
Depois, prossiga até a simpática Piaçabuçu. Algumas cenas do filme Deus é Brasileiro foram gravadas ali. Também é do cais de Piaçabuçu que partem os passeios até a foz do São Francisco, feitos em escunas, saveiros, catamarãs e outras pequenas embarcações. A duração do trajeto pelo rio varia conforme o tipo de barco.
Dunas de Piaçabuçu
No retorno a Piaçabuçu, almoce na beira do rio e depois siga mais 15 minutos de carro até a histórica Penedo, cidade mais antiga de Alagoas. Pioneira de nascença, foi lá que se construiu o primeiro teatro, a primeira escola estadual, a primeira tribuna e a primeira cadeia pública do Estado. A viagem no tempo pode começar com uma visita às igrejas e terminar no Paço Imperial, que hospedou D. Pedro II e sua comitiva em 1859.
Penedo. Foto Wesley menegari

À noite é livre, para fazer o que você achar melhor.

Dia 08 - Conheça Garça Torta, Praia da Sereia e Guaxuma
Voltando para as praias da capital, já que é o ultimo dia e você precisa está próximo ao aeroporto, indico um passeio pelas praias citadas.
Praia da Sereia. Foto: Wesley Menegari


Observação: O roteiro pode ser realizado com bate-volta ou com estadias em cada  município. 

10 comentários:

  1. Estou indo em maio. Reservei exatos 8 dias me hospedando em Maceió e Japaratinga. Esse roteiro me ajudou muito, porém ainda preciso de uma dica. Inicialmente pensei em 3 dias em Maceió(no quarto dia sairei do hotel sentido maragogi) e 5 dias em Japaratinga (com a intenção de conhecer são miguel dos milagres, porto de pedras, Maragogi e Japaratinga). No 9 dia seguirei rumo a recife. Acham que assim está bom ? Ou devo ficar mais um dia em Maceió ? E menos em Japaratinga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho pouco dias p Maceio. Faz 1 semana q cheguei de la. É o 3° ano seguido q vou, tda vez fico 10 dias e ainda n conheci td.

      Excluir
    2. Kelly pq n fica em Maceio e vai nos passeios? Vai cedo e volta a tarde, n é mto longe.

      Excluir
    3. Tudo depende do que você quer conhecer e o tempo que quer ficar em cada local. Se quiser apreciar cada local com bastante tempo, 8 dias é pouco.

      Sua estadia é de 8 dias em Alagoas? Você pode separar 4 diárias para Maceió, conhecendo o litoral sul e norte pelas proximidades, e 3 diárias para litoral norte, no ultimo dia retornando a Maceió. Já que sua preferencia não é conhecer o sertão (Rio São Francisco).

      Excluir
    4. Evelin minha volta será por Recife. Sei que são poucos dias pra ver região da rota e Maceió por isso to tentando dicas pra ver o que e melhor.
      Piter 3 diárias em Japaratinga é suficiente então ?

      Excluir
  2. Ivantur Maceió receptivo11 de março de 2018 16:15

    Boa noite passeios turísticos e minha especialidade ligue (82)996927573 Ivantur Maceió receptivo te ajudará a tornar sua estadia mais agradável

    ResponderExcluir
  3. Piter quando fala norte pelas proximidades se refere a qual região ? Depois cita 3 diárias no litoral norte. E onde ficarei Japaratinga certo ?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Piter,
    estou indo passar 6 noites e 5 dias em Maceio, na 2° quinzena de Agosto.
    Gostaria de uma dica com contatos que posso está fazendo pois quero ir pra Maragogi em um dia ir de manha cedinho e voltar a noitinha passar o dia lá...
    Outro dia quero ir nos quênios do rio, tenho apenas o contato do restaurante castanho.
    Vc tem empresas que fazem esse transfer de Maceio para Maragogi e os QuÊnios ??
    Esse são meu principais pontos de prioridade.. os outros ficam para o dia que sobra até porque já conheço Maceio.
    Agradeceria muito... aguardo retorno..

    ResponderExcluir
  5. Estamos em Maceió, fizemos ótimos passeios.Indico o Ivanildo,Ivantur Turismo.(82)996927573

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

82 9 8172-9739 (WhatsApp)

E-mail: maceioalagoasoficial@hotmail.com

Recente Post

recentposts

Seguidores