Praia dos morros

Conheça a Praia dos Morros de Camaragibe, a mais deserta do litoral Norte de Alagoas

Conheça a Praia dos Morros de Camaragibe, a mais deserta do litoral Norte de Alagoas

Moldada por coqueirais, é a menos explorada de toda Rota Ecológica dos Milagres.

Escondida na Costa dos Corais, entre Maceió e Recife, a Praia dos Morros é a mais famosa e bela do município de Passo de Camaragibe. É uma verdadeira perfeição para quem procura um local praticamente inexplorado, quase um refúgio em terras alagoanas.

Conhecer esse cenário tem seu preço, porque fica numa região de difícil acesso, mas essencial para ser visitada, afinal como a mais bonita do município, merece o grau de dificuldade.

Como chegar

Existem duas formas de chegar na praia, uma delas é por uma estrada de barro, sem sinalização, partindo da rodovia AL 101, logo depois da Barra de Santo Antônio: pela antiga estrada do Coco, passando pela Ilha da Croa ou pelas estradas dos canaviais, antes do centro da cidade do Passo.

A outra forma é pela Praia de Barra de Camaragibe onde é feita a travessia de jangada pelo rio do mesmo nome. Assim que avistar o pórtico de entrada da Rota Ecológica dos Milagres, estacione o carro no calçadão da praia. Logo ao lado vai avistar alguns quiosques com lojas de artesanato, lanchonetes e agências de receptivo. Você pode pedir informações neles ou apenas seguir andando por um caminho de areia que tem atrás desses estabelecimentos, assim, você alcançará o rio Camaragibe em poucos metros de distância. A maioria dos turistas preferem esse caminho.

rio camaragibe
Travessia pelo rio camaragibe.
É necessário fazer a travessia de barco no rio para chegar à praia dos Morros. O barco custa R$2 por pessoa, incluindo ida e volta, mas, pra turistas eles cobram pela cara, podendo ser R$10-20. O tempo para chegar ao outro lado é de apenas 5 minutos. O pagamento é feito na volta e só aceitam dinheiro. Outra informação importante é chegar cedo para aproveitar bastante, já que a última travessia de retorno de barco ocorre as 15h30min.
 
Após a travessia pelo rio, é feita uma caminhada de 15 minutos até chegarmos até a tão sonhada Praia dos Morros de Camaragibe!
Praia dos Morros – Passo de Camaragibe

Praticamente intocada, sem nenhuma estrutura, só o som natural do barulho do mar e dos ventos. Como a praia não tem infraestrutura de bares e restaurantes, acho válido levar sombreiro, comidas e bebidas para aproveitar melhor o dia! A tranquilidade reina absoluta nas águas mornas e cristalinas, nas piscinas naturais e na vegetação daquilo que ainda resta de Mata Atlântica.

Praia dos Morros de Camaragibe

Na maré alta, suas pedras ficam submersas, formando uma espécie de aquário. As ondas são boas para surfe. Ah, na volta aproveite para tomar um banho no rio Camaragibe, super agradável e o ambiente bastante calmo.

Curiosidade

Você sabia que a Praia dos Morros já foi a região mais cobiçada nos anos 2000 para dar lugar a projetos turísticos faraônicos e que ficou praticamente esquecida nos últimos anos? apesar de continuar sendo meta de turistas que passam pela Rota Ecológica. Muita gente agradece que esses projetos nunca tenham saído do papel, preservando assim uma das poucas praias do litoral norte no seu estado mais selvagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *