8 Doces alagoanos que você precisa experimentar

8 Doces alagoanos que você precisa experimentar

Alagoas é um estado marcante em diversos aspectos. Cada cantinho do estado reserva uma razão para se apaixonar ainda mais por essa terra. Dentro dessas razões, os doces alagoanos certamente conquistam um espaço especial, não só no coração de quem visita o local, como também de quem recebe os quitutes como mimo na volta para casa.

Neste post você vai conferir 5 doces alagoanos que precisam entrar na sua lista de experiências por aqui. Acompanhe abaixo!

Doce de Cajú de Ipioca

O tradicional doce de caju de Ipioca foi registrado como patrimônio de natureza imaterial de Alagoas. Comercializado em calda, cristalizado e na versão “caju-ameixa”, a receita da sobremesa tem sido repassada de geração a geração na comunidade de Ipioca.

doce de caju de Ipioca
doce de caju de Ipioca

Pudim de Tapioca

O Pudim de Tapioca é um dos doces mais comuns em Alagoas. Essa delícia típica da região deixa todos os que a provam encantados, sendo um dos grandes motivos para sempre querer voltar ao nordeste brasileiro.

Cocadas de Massagueira

Variadas e muito famosas, as cocadas da Massagueira são o ponto de atração para a parada obrigatória no Cocada Cultura, o “drive da cocada”, localizado no início do longo caminho rumo ao litoral sul do estado.  E não foi à toa que a iguaria recebeu tamanho reconhecimento!

Produzidas por um dos frutos de maior destaque do estado, devido ao seu imenso litoral com uma vasta área de coqueirais, elas não só realçam seu principal componente como também são vendidas com misturas inusitadas, como é o caso da cocada de jaca, maracujá, goiaba, banana e de uva.

Cocadas de Massagueira
Cocadas de Massagueira

Bolinhos de goma de Maragogi

Seguindo pelo litoral norte até a cobiçada Rota Ecológica, outro doce se destaca e também é sinal de renda e desenvolvimento para os moradores locais. 

São os bolinhos de goma de Maragogi, ou “broinhas” para os moradores locais. Uma verdadeira delícia feita com amido de milho, leite de coco, margarina, gema de ovo e açúcar que derrete na boca.

Bolinhos de goma de Maragogi
Bolinhos de goma de Maragogi

Tareco de coco

Crocante e saboroso, não tem quem resista a um tareco no ponto certo com um bom cafezinho. Ele é como um biscoitinho e se tornou uma especialidade nas iguarias do Porto Kaeté e em nossa terra. Mesmo sendo criado em Pernambuco, ganhou o toque e o gosto da nossa capital.

Sua receita básica leva ovos, farinha de trigo e açúcar, no entanto, há também quem goste de adicionar margarina, coco fresco e sal. Seu grande diferencial está no ponto, que precisa ser crocante, a principal característica do doce que é feito em forma de pequenos discos.

Tareco de coco
Tareco de coco

Bolos de Tabuleiro

Eles vão além de uma receita, uma linha de produtos que envolve rituais, costumes e lendas e está marcado para sempre no paladar Alagoano, na memória afetiva de todos nós. No Cardápio: Bolo de milho, Bolo de macaxeira, Bolo de massa puba, Pé de moleque, Biju, Tapioca, brasileiras e tem muito mais.

Ali mesmo no Litoral Norte os carros encontram um lugar para parar e realizar suas compras. Outros são agraciados nas ruas dos bairros da Pajuçara, da Ponta Verde e da Jatiúca, onde vendedores levam seus tabuleiros na cabeça e disseminam nossa cultura aos turistas na orla da cidade. No entanto, a concentração está no beco dos bolos no comércio da cidade, ali na rua Boa Vista onde cerca de 15 barracas expõem seus produtos.

Bolo de tabuleiro
Bolo de tabuleiro

Umbuzada Sertaneja

Esse doce tipicamente alagoano é feito com a fruta umbu, ou imbu, como também é conhecida na região, nome esse que também deu origem a outro prato típico – Imbuzada. Este é um prato típico da região sertaneja de Alagoas.

Geralmente, os habitantes da região sertaneja do estado de Alagoas come esse doce no café da manhã, sendo mesmo um dos pratos mais típicos dessa refeição, até porque dá muita força para aguentar um longo dia de trabalho.

Umbuzada Sertaneja
Umbuzada Sertaneja

Batata-doce com leite de coco

Embora a origem deste prato seja tailandesa, esta é uma das sobremesas mais presentes na gastronomia alagoana, tendo mesmo tomando conta das mesas mais tradicionais do estado. O coco é um dos ingredientes mais usados em Alagoas, até porque não faltam coqueiros na região. Agora, adicionado à batata-doce, também famosa na região, que acompanha diversos pratos regionais.

Muitos dos restaurantes que servem comidas típicas brasileiras têm batata-doce com leite de coco para sobremesa. De entre os melhores restaurantes de Alagoas que serve essa iguaria encontramos:

  • Restaurante Bodega do Sertão
  • Restaurante Casa da Mainha
  • Restaurante Divina Gula
    Batata-doce com leite de coco
    Batata-doce com leite de coco

Doce de Leite de Cabra

Do sertão vem outra sobremesa que dá água na boca: o doce de leite de cabra. Na preparação, o leite é tirado da cabra e misturado ao açúcar em panelas. É preciso força nos braços para mexer os ingredientes, e o doce é servido em pequenos pedaços crocantes.

doce de leite de cabra
doce de leite de cabra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *