Piscinas Naturais de Maragogi ou Paripueira? Qual é melhor?

Piscinas Naturais de Maragogi ou Paripueira? Qual é melhor?

As piscinas naturais de Maragogi são a atração turística mais famosas de Alagoas. Já as de Paripueira são as grandes piscinas naturais mais próximas da capital, Maceió.

Eu confesso que a visitação às piscinas de ambas têm várias características em comum. Costumo dizer que se você não tem muito tempo em Maceió, conheça Paripueira, mas, se você tem um pouco mais de tempo, invista em Maragogi, até porque lá tem outras praias lindas como Antunes, Ponta de Mangue, Barra Grande

Veja as diferenças de cada destino.​

Distância de Maceió

Maragogi: 130 km. O percurso leva entre duas horas e 2 horas e meia, tanto na ida quanto na volta.

Paripueira: 30 km. O percurso leva entre 45 minutos e 1 hora, tanto na ida quanto na volta.

Cor do Mar

Maragogi: Maragogi tem todos os tons de azul que um mar pode ter.

Paripueira: Conta com um tom mais esverdeado.

Serviços

Ambas possuem serviços similares como mergulhadores, fotógrafos subaquáticos, catamarã com serviços de bar, aceitam cartões… Uma pequena diferença que percebi é apenas que o pessoal de Maragogi compartilha muito mais informações durante o passeio as piscinas.

Permanência nas piscinas

Maragogi: Os catamarãs levam entre 20 e 30 minutos para chegar às piscinas naturais. A permanência na área dos corais é de 1h30. Você volta obrigatoriamente no mesmo barco que te levou.

Paripueira: Os catamarãs levam entre 15 e 20 minutos para chegar às piscinas naturais. A permanência na área dos corais é de até 2h30. Você pode optar em voltar antes, pelo barco menor, que a cada meia hora faz o vaivém entre as piscinas e a praia.

Quantidade de pessoas

Sem sobra de dúvidas Maragogi é muito mais cheio que Paripueira, por se tratar do passeio mais famoso do estado. A quantidade de pessoas não atrapalham suas fotos, mas pode ser um fator diferencial para você.

Aproveitamento da maré baixa

Maragogi: O melhor aproveitamento é quem já está em Maragogi e sai nos catamarãs dos resorts ou em lanchas. Esses podem sair sempre no horário mais proveitoso para pegar a maré baixa — que varia 45 minutos a cada dia, e ocorre pela manhã durante as luas cheia e nova (as mais propícias para o passeio, já que proporcionam as marés mais rasas). Os catamarãs que saem dos restaurantes precisam esperar o pessoal que vem de Maceió ou Porto de Galinhas para lotar os barcos e podem perder um tempo precioso nos dias em que a maré baixa ocorra mais cedo.

Paripueira: Por estar mais perto de Maceió, Paripueira permite o aproveitamento até das marés baixas que ocorrem antes das 10h.

Minha opinião

Maragogi: É um passeio que vale a pena para quem está hospedado em Maragogi, pra quem quer conhecer as praias da região ou quem tem muitos dias em Alagoas. Se você quer fazer Maceió e Maragogi na mesma viagem, pense em dividir a estada entre os dois lugares, ficando alguns dias em Maragogi. (E se você não curte multidões, considere ir de lancha à Croa de São Bento, ou fazer o passeio de barco às piscinas naturais de Japaratinga, 10 km ao sul, que são menos concorridas que as de Maragogi.)

Paripueira: Se você está hospedado em Maceió e quer fazer um passeio a piscinas naturais, Paripueira oferece uma boa experiência a baixo custo e com pouco sacrifício. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *