Pontal da Barra: o que fazer no bairro das rendeiras?

Pontal da Barra: o que fazer no bairro das rendeiras?

Seja bem-vindo ao Pontal da Barra, um dos bairros mais antigos de Maceió, cravado entre a lagoa e o mar, ao extremo Sul, é também um dos bairros mais charmosos da capital alagoana. Reduto dos pescadores, das rendeiras que se dedicam à arte do filé, da gastronomia e do pôr do sol mais bonito da cidade.

Passeio pelas ruas do bairro

O clima pacato e acolhedor das ruazinhas históricas encanta pelo seu charme e diversos pontos de atração. Ruas estreitas e infraestrutura simples mas com uma energia deliciosa. Dos poucos lugares onde ainda vemos crianças brincando na rua e moradores sentados na calçada colocando a conversa (e o bordado) em dia.

Ruas do Pontal da Barra, Maceió.

Estreitas, mas cheias de simbolismos, cultura e significados, elas representam a história de um povo que se dedica incansavelmente ao trabalho manual e disso tira seu sustento. Vale a pena fazer um breve passeio pelas ruas do bairro.

Boa parte da renda dos moradores do bairro vem da produção da arte do filé, da pesca e também dos pequenos comércios que giram em torno dessas atividades.

Visitar as lojas de artesanato

As rendeiras habilidosas do Pontal da Barra se especializaram na produção de um estilo único de bordado: o filé. Seu trabalho e técnica de renda, desenvolvido e aprimorado desde o século XVIII, ainda é praticado pela maioria das rendeiras da região, as chamadas “filanzeiras”. Conhecido e cobiçado por vários turistas que vem ao estado à procura da famosa renda do Pontal.

Lojinhas de Artesanato do Pontal da Barra

As humildes filanzeiras do Pontal, produzem de tudo à mão. Passadeiras, toalhas de mesa, colchas, saídas de praia e cangas, chapéus, xales, blusas, entre outros. Mais do que um simples artesanato, como souvenirs ou lembrancinhas de viagem – as peças em filé, são um dos pontos altos da tradição alagoana.

Basta um passeio rápido pelas ruas do bairro para conhecer as artesãs e seu modo de produção. Afinal, os produtos são feitos e comercializados na porta de casa tornando o trajeto ainda mais rico e encantador.

Ambiente rústico e simples

Há pouca estrutura por ali, o que torna o lugar uma experiência realmente contrastante em relação a outros bairros e praias de Maceió. O Pontal da Barra é para quem gosta do original, do único e de um ambiente rústico e simples.

Surf e lazer na praia do Pontal da Barra

Ponto de encontro para surfistas e apaixonados por esportes aquáticos semelhantes, ela tem seus dias e momentos de maior movimentação e clima de descontração entre os frequentadores. No entanto, ainda assim costuma ser um ambiente tranquilo e favorável para um bom passeio em família.

Pôr do sol às margens Lagoa Mundaú

Poesia à parte, nada melhor do que fechar o dia contemplando um dos momentos mais esperados e mais bonitos: o pôr do sol! Às margens da Lagoa Mundaú também é um dos privilégios e riquezas do Pontal da Barra.

É preciso lembrar que o Pontal da Barra é, acima de tudo, um bairro de Maceió. Com a praia de um lado e a Lagoa Mundaú de outro. É também do Pontal da Barra, que partem os passeios de barco para conhecer as 9 Ilhas.

Pôr do Sol no Pontal da Barra, Maceió.
Pôr do Sol no Pontal da Barra, Maceió.

Onde comer no Pontal da Barra

O melhor de tudo é que no Pontal você pode também saborear delícias dos restaurantes locais, desfrutando da bela vista da Lagoa Mundaú.

Restaurante Maré | Fotos: Cris Andrade

Restaurante O Peixarão: Rua Alípio Barbosa da Silva, 532 – Pontal da Barra, Maceió – AL

Restaurante Maré: Rua Alípio Barbosa da Silva, 792-952 – Pontal da Barra, Maceió – AL

Passeio de barco é a atração do Pontal

Um passeio de barco pelas ilhas e canais das lagoas Mundaú e Maguaba é a grande atração pra quem visita o Pontal da Barra. Quem tem a oportunidade de fazer esse passeio, usufrui de uma beleza incomparável.

Passeio de Barco no Pontal da Barra

São cerca de dez ilhas da lagoa, com parada para banho, o bonito visual dos coqueirais, a prainha na Barra Nova e um almoço típico.

Como chegar ao Pontal da Barra

Chegar ao Pontal da Barra não consome muito tempo para quem está no centro de Maceió. Sem trânsito, o percurso leva no máximo 10 ou 15 minutos de carro.

Ficando entra Pajuçara e Ponta Verde, de Uber/99 dá em torno de 10 reais, o trecho. Mas, é também possível chegar de ônibus (Linha Pontal).

O trajeto desde a zona sul até o Pontal, é de aproximadamente 10km. Para quem vem do sul de Alagoas, ou Sergipe, basta seguir pela AL-101, cruzando a Ponte Divaldo Suruagy, encontrando o Pontal, logo em seguida.

378 comentários em “Pontal da Barra: o que fazer no bairro das rendeiras?”

  1. Усик – Джошуа: появились промо Джошуа Усик смотреть онлайн Джошуа поймает украинца своим ударом», – передает слова Тони ifl tv. Поединок Джошуа – Усик состоится в Лондоне на домашнем стадионе футбольного клуба «Тоттенхэм».

  2. Консультация психолога онлайн.
    Консультация у психологов Заказать консультацию психолога.
    Консультация и лечение психотерапевта (психолога) Услуги аналитического психолога, психотерапевта.

    Психолог Онлайн. Консультация психолога в Киеве
    Консультация психолога в
    Киеве

  3. Cмотреть все серии онлайн, Озвучка – Перевод HDrezka Studio, LostFilm, ньюстудио, BaibaKoTV Игра в кальмара 2 сезон 1 серия Проект «Анна Николаевна», Элита, Половое воспитание / Сексуальное просвещение, Тень и Кость, Гранд, Нарко – все серии, все сезоны.

  4. Hmm it appears like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any points for novice blog writers? I’d definitely appreciate it.|

  5. Pingback: sex games with stepsis and friends

Comentários encerrados.