5 Feiras de artesanato em Maceió que você precisa visitar

5 Feiras de artesanato em Maceió que você precisa visitar

Não dá para viajar para o Alagoas e voltar para casa sem uma lembrancinha, né? Maceió é um ótimo lugar para comprar artesanato; se você faz parte do time dos que adoram encher a sacolinha de compras, encontrará na cidade boas opções.

Feira de Artesanato da Pajuçara

Com cerca de 200 lojas espalhadas em um imenso galpão à beira-mar, praticamente em frente ao Pavilhão do Artesanato, a Feira de Artesanato da Pajuçara reúne milhares de itens por preços acessíveis e ainda embala suas compras ao som do forró. De objetos decorativos a redes de descanso, e de roupas de renda a panos de prato, o caprichado traço do artesanato alagoano aparece nas mais diversas formas.

Feira de Artesanato da Pajuçara – Foto: Histórias para Viajar

Além disso, o espaço conta com barracas que vendem doces e salgados tipicamente alagoanos, e outras iguarias, como pimentas engarrafadas. É um ótimo passeio para fazer no início da noite. É o tipo de passeio que não pode faltar no seu roteiro pela cidade! 

Pavilhão do Artesanato

O Pavilhão é mais um lugar para se jogar nas compras. O local é um prédio de três andares, com os mais variados tipos de artesanato produzidos em Alagoas. Os artigos de madeira, palha e coco se misturam com as barraquinhas de frutas típicas, criando um clima superagradável que tem tudo a ver com Alagoas. Como o Pavilhão é pertinho da Feira, dá para aproveitar e visitar os dois lugares no mesmo dia.

Pavilhão do Artesanato

Feirinha Guerreiros da Arte

Nas imediações da Praça Lions, na Pajuçara, encontra-se uma pequena feira que comercializa itens de vestuário, acessórios, roupas de praia e peças de artesanato. Apesar de pequena, vale a pena visitar o local, que fica a algumas quadras da praia e conta com uma variedade significativa de opções.

Feirinha Guerreiros da Arte​

Mercado do Artesanato

No centro de Maceió você pode encontrar o Mercado do Artesanato. Os 280 boxes do Mercado do Artesanato reúnem desde barquinhos feitos com a casca do coco a itens bem maiores e difíceis de serem encontrados nas feirinhas de praia, como é o caso de objetos de decoração para o jardim e lustres de palha. Lá, você também encontra roupas e trabalhos em couro.

Mercado Da Produção

O Mercado fica no Centro, mas a variedade e os preços são competitivos como os das barraquinhas da orla de Pajuçara! No local também há um estabelecimento para quem desejar comer ou beber, e caixas eletrônicos.

Pontal da Barra

Pontal da Barra – Foto: Wesley Menegari

No bairro das rendeiras, o Pontal da Barra, também há uma rua exclusiva para o comércio de artesanato. Além de oferecer vários tipos de artesanato tipicamente alagoanos, a região é especializada na renda filé – delicadas costuras feitas manualmente com o auxílio de agulha e suporte de madeira.

Símbolo da cultura regional, a confecção pode levar semanas para ficar pronta. Por isso, é bastante comum encontrar as artesãs em plena criação de peças, uma oportunidade superbacana de acompanhar a complexidade e beleza desse trabalho tão bonito e tão brasileiro!

Onde mais posso encontrar artesanato?

Nos shoppings da capital há espaços nos quais os trabalhos artesanais são vendidos e, nas rodovias que levam aos litorais norte e sul, a oferta também é grande. Sem esquecer do próprio Aeroporto Zumbi dos Palmares que conta com uma área onde são comercializadas peças de artesanato.

Alagoas Feito A Mão – Parque Shopping Maceió

Caso queira conhecer esses locais em um passeio conosco, clica aqui e solicita uma cotação pelo whatsapp.