Chuva mês a mês em Maceió, Alagoas

Chuva mês a mês em Maceió

As 4 estações de Maceió é: Verão, calor, quentura e mormaço! Brincadeiras a parte, viajar para Alagoas sempre levanta uma questão: será que a chuva vai estragar meus planos? Diante disso, preparamos esse post para te mostrar o quanto chove em Maceió, mês a mês.

Antes de começarmos, vale entender como é o clima na cidade. 

O sol predomina em quase todo o ano, com a temperatura media anual oscilando entre os 25ºC até os 30°C. Ainda que no verão as temperaturas passem dos 30ºC, é um conforto saber que Maceió tem um ventinho constante, que ameniza a sensação térmica.

Mesmo o inverno não chega a ser tão rigoroso, visto que as máximas ficam por volta dos 28°C e as mínimas raramente passam dos 20°C (apenas em nossas serras elas podem chegar a 16°C devido a altitude).

Caminho de Moisés da Praia de Ponta Verde – Foto: Jon Lins

Quanto à chuva, esta não costuma ficar muito tempo por aqui. Há sim o período de precipitações, que acontece entre abril e agosto, com o maior volume de chuvas sendo registrado em junho. Apesar que essa ano acontecerem muitas chuvas atípicas, é raro os dias cinzas se prolongarem e o sol costuma dar as caras logo depois de uma pancada. – vale ressaltar que não é uma regra.

O período mais aconselhável para aproveitar as maravilhas de Maceió é de janeiro a março e de agosto a dezembro, quando as águas são mais cristalinas. O período mais chuvosos são maio, junho e julho, mas a meteorologia é imprevisível! No mês de junho é a época que ocorrem as animadas festas de São João.

O verão, época de alta temporada e maior movimento, coincide com o período mais seco do ano e com águas mais claras; o inverno é o período mais chuvoso e pode propiciar preços mais convidativos.

Abaixo confira as características climáticas de Maceió mês a mês. Informações do Climatempo.

características climáticas de Maceió mês a mês.

 

Agora, vamos conferir essas informações mês a mês:

Janeiro

Com céu sem nuvens e pouco vento, a água fica tão transparente que parece ser iluminada por baixo. Um verde intenso lindissimo, otimo para quem gosta de tomar sol na praia, bem forte nesses meses. Mas vale lembrar que os preços estão no auge, para desespero do seu bolso. Em janeiro, devido ao período de férias, a cidade fica muito movimentada

Fevereiro

Mês de folia e diversão não combina com dias cinzas, não é mesmo? Estatisticamente, o cenário em fevereiro não muda muito. O volume de chuva se mantém 76 mm, com média de 14 dias chuvosos no período.

Já no carnaval o pessoal local foge para as cidades do interior do estado, podemos citar a Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro, cidades que possuem uma programação carnavalesca que atrai foliões, deixando a capital de Alagoas bem mais tranquila, porque seu forte não é essas festas. No mês de Janeiro em Maceió contamos com o Festival de Verão realizado na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara.

Março

Já é do conhecimento popular que as águas de março fecham o verão. Em Maceió não é diferente. Aqui o volume das chuvas aumenta para 90 mm, e o número de dias com possibilidade de precipitação sobe para 16. Também fica o alerta de temporais neste período. 

Achar um quarto em hotel ou pousada fica mais fácil, sem neura de reserva antecipada. Os preços caem, lembrando que esta é a capital mais baratinha do Nordeste (porém, a passagem é mais cara).

Abril

O outono mostra que chegou para ficar em abril. Com 137 mm de volume de chuvas, o mês é considerado o primeiro da época de chuvas que vai se prolongar até agosto. Aqui, são 17 dias nublados durante este período.

Maio

A dica aqui é ter uma capa de chuva sempre à mão. O volume de chuvas sobe para 182 mm (o dobro da quantidade de março), com média de 18 dias molhados.

Junho

Os hotéis estão sempre em promoção, mas tem um problema: Considerado o mês mais chuvoso da capital alagoana, junho registra uma média de 195 mm de chuvas, com 19 dos seus 30 dias com algum volume de precipitação. Uma curiosidade, historicamente, 17 de junho é o dia do ano com mais probabilidade de chuva em Maceió. 

Julho

As praias costumam ficar lotadas no período da férias escolares. A chuva continua marcando presença em julho. O volume médio aqui fica na casa dos 186 mm, com uma média de 19 dias de aguaceiro espalhados ao longo dos 31 dias do mês.

Agosto

O inverno começa a se despedir, e a chuva também. O volume de precipitação em agosto cai para 119 mm, e são só 18, dos 31 dias, em que há possibilidade de pancadas.

Setembro

A primavera chega trazendo mais dias ensolarados. E quanto à chuva? Aqui são só 80 mm ao longo do mês, com cerca de 15 dias cinzentos.

Outubro

Já dá para sentir o verão chegando! As chuvas, que já tinham diminuído no último mês, são ainda menores aqui. Ao todo, são 68 mm em média, registrando precipitações em cerca de 14 dias no mês.

Novembro

A empolgação das festas de fim de ano começa a tomar conta da capital. Novembro traz o verão com toda a sua força, jogando a chuva para longe. São cerca de 50 mm de precipitação e apenas 11 dias que tem algum tipo de chuva, geralmente de baixa intensidade.

Dezembro

Dezembro registra o menor volume de chuvas na capital, com apenas 45 mm de chuvas. Quanto aos dias que você corre o risco de tomar um banho de chuva? Segundo dados, são apenas 12 dos 31 dias  – chuvas rápidas que chegam a durar 10 minutos, acreditem! Dezembro é considerado o mês mais quente do ano.

Papai Noel é muito querido com quem está em Maceió no final do ano. 

Todos os dados apresentados aqui são uma média, baseados em registros dos últimos anos, não necessariamente é uma regra.

Porém, dá para ter uma boa ideia do volume de chuvas em Maceió, Alagoas. Conforme mencionamos lá no início, as chuvas não costumam se prolongar muito por aqui e logo o sol dá as caras novamente.

Maré baixa e tábua de maré em Maceió

É apenas na maré baixa que se consegue fazer os passeios para piscinas naturais e se pode ver as praias em suas formas mais surpreendentes.

As piscinas naturais formam-se durante as marés baixas, fato que acontece durante aproximamente duas semanas por mês. Nas semanas de lua cheia e lua nova as marés ficam mais rasas e mais cheias e são as melhores épocas para viajar para Alagoas. Clique aqui para entender melhor.

Passeios Turisticos

O litoral alagoano é muito famoso dentre os turistas de todo o Brasil, principalmente devido à reputação turística de Maceió , cidade com belas praias e muita riqueza histórica e cultural. No entanto, a lista de o que fazer em Alagoas não se limita à capital e sua região metropolitana.

Querendo comprar passeios turísticos ou receber nosso catalogo com preços? Basta clicar aqui nesse link e falar com conosco no whatsapp!