terça-feira, 22 de novembro de 2016

Museus de Maceió

Para os apaixonados por cultura, hoje separei alguns dos principais museus da capital de alagoas, Maceió. Espero que gostem!

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Localizado no centro de Maceió, é mantido pelo Instituto Histórico e Geográfico do estado. Possui riquíssimo acervo, onde expõe ao público parte do acervo histórico, arqueológico e etnográfico desta instituição.

Museu Théo Brandão

Localizado no bairro Jaraguá, na Avenida da Paz, é considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana. É administrado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e abriga coleções de arte popular e tradições regionais.

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita

Fundado em 1980, é uma instituição privada, mantida pela Fundação Pierre Chalita. O espaço abriga cerca de três mil peças entre pinturas, desenhos, pratarias, estatuário, mobiliário e quadros dos séculos 17, 18 e 19.

Museu dos Esportes
Fundado no dia 08 de agosto de 1993, por seu diretor Lauthenay Perdigão, o Museu dos Esportes é formado de fotografias do futebol alagoano, brasileiro e mundial, revistas, jornais, posters, discos, camisas, taças, medalhas e demais objetos que contam a história do futebol em Alagoas.

Museu da Imagem e Som de Alagoas
Localizado à Praça Dois Leões, no centro da capital alagoana, o Museu da Imagem e Som de Alagoa foi fundando em 3 de setembro de 1981. O local possui em seu acervo parte da memória da cidade, registrada em fotografias, fitas cassete e vídeos, discos antigos, tudo catalogado, além de uma coleção de objetos doados, rádios e máquinas fotográficas, pode ser encontrados também dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos do Estado.

Museu Palácio Floriano Peixoto
Salão nobre do Palácio Floriano Peixoto em Maceió, destaca-se o mobiliário antigo e os quadros de Rosalvo Ribeiro. (Foto Joannes Paulus)
É a antiga sede do governo de Alagoas. Mais conhecido por " Palácio dos Martírios ". Seu acervo é constituído do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos, como os destacados José Zumba, Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e telas do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, premiado em várias exposições no Brasil e na França.

2 comentários:

  1. Até que enfim ! Semana passada postei sobre s falta de divulgação dos museus de Maceió e parece que alguém me ouviu !!!!! A Casa do Patrimônio vale muito divulgar, um espaço valiosíssimo !

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores