FILÉ – RENDA

Pontal da Barra: o bairro das rendeiras. O colorido sem igual, trançados originais dão ao Filé uma característica tão peculiar, tão alagoana, considerado inclusive Patrimônio Imaterial Cultural. Além do Filé, é possível encantar-se com outros tipos de rendas como Bilro, Rendendê, Patchwork e Boa-noite.
FIBRA DA BANANEIRA

A partir da folha da bananeira é possível confeccionar bolsas, carteiras e artigos de decoração. Arte típica da Zona Rural de Maragogi, litoral norte do estado.
PALHA DO OURICURI

Artesanato típico do litoral sul alagoano. Depois de desfiada, a folha é transformada em diversos acessórios.
PALHA DE TABOA

Cores vivas e únicas, a planta dá vida a bolsas, tapetes e utensílios para casa. Arte comum de Feliz Deserto.
MADEIRA
A arte em madeira de Alagoas se destaca por suas famosas carrancas, famosas pela proteção aos navegantes do Rio São Francisco. Além delas, os artesãos alagoanos esculpem imagens religiosas e animais da fauna local.
SEMENTE DE COCO

Os coqueirais são motivos de orgulho para Alagoas. As sementes do coco são matéria prima para a criação de acessórios decorativos e esculturas.
ARGILA/BARRO
A vida do homem sertanejo retratada em esculturas. É a riqueza da cultura alagoana pelas mãos de seus artesãos.
FERRO
Estanho, alumínio, cobre, estanho, prata e zinco são transformados em peças originais. através das mãos dos mestres artesãos de Alagoas.
COURO
A identidade sertaneja ganha vida com o manuseio do couro. O material se transforma em peças únicas de vestuários e acessórios.